domingo, 25 de outubro de 2009

Voyeurs. A verdadeira face da Sociedade Moderna

Por Kaliu Andrade


          Vivemos na sociedade do fenômeno Big Brother. O olho que tudo vê e não deixa escapar nada está em todo lugar. Atrás de uma janela encoberto pela cortina, nas frestas das persianas, nos bancos, nas repartições públicas, no trânsito e também nas mãos de atentos voyeurs que aproveitam-se dos descuidos e até mesmo das explosões para povoar a internet de janelas indiscretas que dão acesso a milhares de pessoas.


         Recentemente. Em Belém do Pará um dos casos que ganhou o cenário nacional foi um vídeo que vazou na internet onde adolescentes de uma escola no centro de Belém faziam sexo no vestiário. Por se tratar de um ato dentro de uma escola, o ato ganhou grandes proporções e muitos depoimentos indignados de pessoas que afirmavam aquilo ser uma vergonha. Muitos sugeriam que os adolescentes deveriam ser proibidos de pisar na escola novamente.

       Confesso a vocês que sou cético demais para acreditar que estes depoimentos realmente eram verossímeis, afinal, não sei se cabe a nós julgarmos o que é certo e errado nessa sociedade invertida que insistimos em chamar de moderna.

       Não muito distante do caso dos adolescentes, houve outra “bomba” na capital do Pará. Rapazes mais “assim, assim” foram vítimas de um esperto Dom Juan do sexo que além de manter relações sexuais com os indivíduos ainda os fotografou em poses pra lá de “calientes”. Ressalva-se que a quantidade de jovens de Belém chegava a ser aproximadamente de 100 rapazes. Para quem recebeu as fotos e se incumbiu de espalhá-las pela net dizem ser a bomba do ano no meio GLS.

       Talvez a repercussão tenha sido menor devido a linha tênue que separa héteros e homossexuais. Estes segundos que vivem marginalizados e na periferia social. Como diz Leona Vingativa e sua novelinha sucesso no you tube em sua frase mais aclamada: “essa aleijada hipócrita”, não me admiraria se essa novelinha fosse na verdade uma sátira a sociedade hipócrita em que vivemos, cheia de falsos valores e pudores mascarados, afinal por todo lado existem voyeurs a espreita para saber um pouco mais da vida do outro.

      O engraçado é que neste mudo do grande olho que tudo vê, os tentáculos somos nós mesmos que nessa louca história por vezes nos tornamos personagens, outras narradores ou até mesmo o próprio big brother, levando ao conhecimento dos outros o que antes era velado, guardado a sete chaves.

     Realitys Shows instantâneos em cada esquina e a cada link de acesso. Um mundo de pessoas querendo sair do anonimato com suas peripécias sexuais ou não, que por hora vão dando o que falar, seja nos noticiários ou nos guetos marginalizados dessa aleijada hipócrita!


4 comentários:

Jaqueline Brandão disse...

É verdade voyeurismo a todo custo nessa sociedade pós modernista. Não tem jeito, valores invertidos e falsos pudores sempre existiram mesmo. Olha para sua janela. De repente estou espiando você em meu big brother particular. Ehehehehehe.
Belo texto.

Diego Torres disse...

Pode crêr, sociedade voyuer é o que estamos vivendo hoje. Medoooo. É tenso demais...

por Denilson d'Almeida disse...

por isto que no início do ano escrevi uma postagem entitulada VIVA O BBB. Na vida real as lentes das câmeras são substituídas pelos olhos de fofoqueiros, vamos para o paredão quando "deslizamos" do que é considerado padrão e por último estamos a mercê de um público que sempre julga!

Fabiana Lopes disse...

A realidade está cada vez mais parecida com novelas, somos atores sociais que vivemos mesmo nesta sociedade voyuer, não tem jeito, apenas não percebemos muito isso por que está cada vez mais comum estar cercado de câmeras por todos os lados, seja pela segurança própria ou dos estabelicimentos, já pensou este conteúdo do dia a dia em mãos erradas?