segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Diga sim a você mesmo

Por Kaliu Andrade


Deu a louca geral. De um lado é a jornalista que abandonou a carreira por causa da pressão e foi fazer concurso público. De outro o economista que desistiu dos números por que são muito complexos. O diretor de arte vai deixar de ser diretor para ser letrista( profissão quase extinta). A relações públicas vai ser jornalista de TV. Um Jornal vai viver sem jornalistas e ser escrito pelo jornaleiro. E olha que com tudo isso acontecendo ainda tem o tal do canudo que não vale de nada, afinal ser jornalista é pra qualquer um.
Não adianta digitalizar as TVS, nem aumentar os parques gráficos dos jornais impressos. Falta impor respeito, falta mesmo é vergonha na cara, as vezes falta ousadia e principalmente união.
Não basta levantar bandeira do achismo ou do inconformismo. Tem mesmo é que arregaçar as mangas e colocar a boca no trombone. Suplicando por medidas urgentes. É necessário decaptar em praça pública a falta de caráter e descamar todos os “peixes” incompetentes. É necessário mesmo, uma nova república, um novo poder e um novo mundo.Só assim teremos chance de recomeçar do zero, afinal é isso que nos prometemos todos os anos e nunca cumprimos.
Chutar o pau da barraca não é fácil, exige prática e segurança, porém a determinação é fundamental. É difícil gritar que não precisa do sistema autoritário e mandão que te obriga a fazer o que não queres sem receber nada em troca. Emancipação não é nada fácil e decidi do dia pra noite que você quer ser livre é um prazer que poucos podem gozar.
Viva a liberdade de expressão, viva os novos discursos, aqueles não copiados ou modificados, viva as matérias verdadeiras, viva o jornalista competente que luta diariamente na redação, na assessoria, no rádio, na TV, na Web , nas revistas... Enfim! Viva aqueles que se permitiram dizer SIM.

2 comentários:

Caio Lima disse...

Deu a louca na comunicação geral não é? E pelo visto Kaliu, muitas áreas sofrem esse impacto. É uma vergonha, mais temos pouco a fazer.

Fábio Campos disse...

É dificil viver neste mundo dos comunicólogos, mas pior é viver sem ele,