terça-feira, 22 de setembro de 2009

Uma índia chamada Belém

Por Kaliu Andrade



O universo fashion da  Belém retrô já encheu os olhos e as lentes de grandes fotógrafos da terrinha e de  forasteiros também.

Antes não muito valorizada, a cidade morena era uma índia apagada e inexpressiva. Porém com o esforço de novos nomes e grandes promessas do cenário Fashion local, a cidade ganhou ares brejeiros mais acentuados e ganha diariamente uma pitada de requinte.


As praças ganham lugares definitivos em editoriais de moda e mostras de fotografias, a arquitetura antiga da cidade velha se contrasta com a beleza da modernidade dos cortes e recortes de tecidos finos e da silhueta das modelos.

As cores naturais ganham ora um colorido exagerado, ora um desgaste de cores naturais, e torna Belém, uma índia moderna, reinventa a antiga índia e a cosmopoliza quando necessário.

É fato mesmo que grandes nomes despontam para esse sucesso. Grifes e mais grifes surgem na cidade morena, umas ostentam cheia de valores os traços regionais, outras valorizam de forma burguesa a cidade e a deixam como plano de fundo de uma obra digna de contemplação.

Quando vejo as fotografias da índia paraense e suas belezas naturais que muitos teimam dizer não existir, penso que tolos são esses que nada tem a acrescentar e nada tem a observar, afinal a beleza está presente em tudo que vemos, o que falta é a ousadia de olhar como os fotógrafos. Faltam lentes nas almas e mais percepção para olhar a Belém como nossos grandes estilistas olham.

10 comentários:

Carla Barra disse...

É incrivel a maturidade dos teus textos, estive lendo e percebi como mudastes a maneira de escrever. Deves está amando, afinal são sentimentos em cachoeiras o que vejo nos teus textos.
Leitora assidua.

Jaque Sousa disse...

Kaliuzunho do meu coração, estou impressionada com os textos, muito bons mesmo. O Fake e Fatos mudou de estilo ou está passando por uma fase? Estava com saudade deste espaço atualizado.

Bruno Vasconcelos disse...

Parabéns pelo espaço, pelos textos e pela dinamicidade com que atuas na tua área. Sucesso sempre, blogueiro de plantão e já estava ansioso por novas postagens.
Muito bom mesmo o conteúdo do teu blog.

Roberto Freitas disse...

Salve, salve. Kaliu Andrade falando da beleza de Belém. Isso sim é inédito e digno de matéria, afinal de você é uma surpresa. E confesso que esta foi muito boa. Tudo que belém precisa é de pessoas que a retratem como você, sem exageros. Fostes pontual. Parabéns, me surpreendeu.

Célia Barros disse...

Me trouxeste de muito longe para usufruir de tua leitura de mundo, vagando pela internet percebi bem mais do que simples palavras ou um texto vazio. Simples, mais não vazio e o defino como sentimento puro. Pra mim nasceu um quê literário em você. Bem vindo a esta nova fase de redescobertas meu amigo.

Cássio Reis disse...

Não sei o que escrever, só sei que faço parte desse universo das lentes e vejo Belém como você. Acredito na beleza dessa índia que muito tem a oferecer aos forasteiros e ao seu povo. Emocionado.

Carlos Alves disse...

Sabe o que define sua versatilidade Kaliu? O brilho simples das palavras e posso percorrer todos os teus últimos textos e afirmar que falas de amor de forma diferente. Você deixa o texto como ele merece ficar. Ele descança em nossa mente e por ser rápido ele é mortal, prende pensamentos e nos faz refletir e querer aprofundá-los. Aconteceu comigo, acho que mordi a isca, texto viciante.

Bruno Alvares disse...

Sabes fazer o que faz, por isso acompanho teu trabalho sempre que posso. Sucesso.

Roberta Fonseca disse...

Cara imagino o que não deves fazer de barbaridades fenomenais quando está trabalhando, por que no blog tu arrebenta. Brincar contigo não dá. Rsrsrsrs....
Leio todos os teus textos, mais olha por favor não escreve sobre economia que eu não iria suportar, prefiro teu dom literário.

Fernando Lima disse...

Quando vai parar com esse hábito de fazer textos desse jeito? Não tem vergonha não? Faz todo mundo vim até aqui pra se emocionar com teus posts. só tu mesmo.
Está tudo maravilhoso, sucesso.